Wednesday 2 August 2017

Joseph Babalola Forexworld


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No entanto, serve para iluminar essa história e desvendar o curso dos eventos humanos l. A história do apóstolo Joseph Ayodele Babalola, sua vida e trabalho podem ser assim classificados. Seu Oke-Oye Revival, sem precedentes, deu à luz o que agora é conhecido como a Igreja Apostólica de Cristo (C. A.C.), uma igreja indígena nigeriana. Joseph Ayodele Babalola nasceu em 25 de abril de 1904 para David Rotimi e Marta Talabi, que pertenciam à Igreja Anglicana. A família morava em Odo-Owa, em Ilofa, uma pequena cidade a cerca de noventa quilômetros de Ilorin, no estado de Kwara, Nigéria. Seu pai era o Baba Ijo (pai da igreja) do C. M.S. Igreja em Odo-Owa. Pastor Medayese escreveu em seu livro Itan Igbe dide Woli Ayo Babalola que circunstâncias misteriosas cercaram o nascimento de Babalola. Naquele dia, acreditava-se que um objeto estranho e poderoso explodiu e sacudiu as nuvens. 2. Em 18 de janeiro de 1914, a jovem Babalola foi levada pelo irmão M. 0. Rotimi, professora da escola dominical na C. M. Igreja em Ilofa, para Osogbo. Babalola começou a escola em Ilofa e chegou até o padrão cinco na All Saints School, Osogbo. No entanto, ele desistiu da escola quando decidiu aprender um comércio e se tornou um aprendiz de mecânico. Novamente, ele não continuou por muito tempo nesta vocação antes de se juntar ao Departamento de Obras Públicas (PWD). Ele estava entre os trabalhadores da estrada que construíram a estrada de Igbara-Oke para Ilesa, trabalhando como motorista a vapor. Chamada de Babalolas ao Ministério Profético Assim como os profetas do Antigo Testamento, Babalola foi convocada por Deus para o escritório profético para comparecer perante os homens. 3. Ele era um chamado específico e pessoal. Babalolas, estranha experiência, começou na noite de 25 de setembro de 1928 quando de repente ficou inquieto e não conseguiu dormir. Isso durou uma semana e ele não teve dúvidas sobre as causas de uma experiência tão estranha. O clímax chegou um dia em que ele estava, como de costume, trabalhando na estrada de Ilesa-Igbara-Oke. De repente, os rolos de vapor engin pararam para seu espanto absoluto. Não havia nenhum problema mecânico visível, e Joseph ficou confuso e perplexo. Ele estava nesse estado de confusão quando uma grande voz como o som de muitas águas o chamava três vezes. A voz era alta e clara e disse-lhe que morreria se ele se recusasse a atender o chamado divino para entrar no mundo e pregar. Babalola não queria ouvir essa voz e ele respondeu como muitos dos profetas bíblicos, que, quando foram chamados pelo profeta Yahweh, normalmente não cederam ao primeiro chamado. Homens como Moisés e Jeremias apenas se submeteram a Deus quando se tornaram inevitáveis. Então, Babalola cedeu somente após ter recebido a garantia de orientação divina. Para seguir a missão, ele teve que renunciar à sua nomeação com o Departamento de Obras Públicas. O Sr. Fergusson, o chefe de sua unidade, tentou dissuadi-lo de renunciar, mas o jovem estava empenhado em ir à missão dos Lordes. A mesma voz veio a Joseph uma segunda vez pedindo-lhe que jejasse por sete dias. Ele obedeceu e, no final do período, viu uma grande figura de um homem que, de acordo com o pastor Alokan, se assemelhava a Jesus. 4. O homem, em um traje deslumbrante, falou longamente sobre a missão que ele deveria embarcar. O homem também falou sobre as perseguições que ele enfrentaria e, ao mesmo tempo, assegurou-lhe a proteção e a vitória dos deuses. Um sino de oração de mão foi dado a Babalola como um símbolo. Foi-lhe dito que o som da campainha sempre expulsaria espíritos malignos. Ele também recebeu uma garrafa de água vivificante 5 para curar todas as formas de doença. Conseqüentemente, onde quer que e sempre que orasse na água para fins terapêuticos, a cura efetiva foi adquirida para aqueles que bebiam a água. Assim, Babalola tornou-se um profeta e um homem com poderes extraordinários. Habilitado pelo poder do Espírito Santo, ele poderia passar várias semanas em oração. O Élder Abraham Owoyemi, de Odo-Owa, disse que o profeta viu regularmente anjos que lhe entregaram mensagens divinas. 6. Um anjo apareceu em uma de suas orações e proibiu-o de usar boné. O Itinerário do Profeta Babalola Durante uma de suas sessões de oração, um anjo apareceu para ele e deu-lhe um grande inhame que ele ordenou que ele comesse. O anjo disse-lhe que o inhame era o tubérculo com o qual Deus alimentava o mundo inteiro. Ele revelou ainda que Deus lhe concedeu o poder de entregar aqueles que possuíam espíritos malignos no mundo. Ele foi dirigido para ir primeiro a Odo-Owa e começar a pregar. Ele deveria chegar na cidade em um dia de mercado, cobrir seu corpo com frondas de palmeira e desfigurar-se com tintas de carvão. Em outubro de 1928, ele entrou na cidade da maneira descrita e foi levado para um homem louco. Babalola imediatamente começou a pregar e a profetizar. Ele disse aos habitantes de Odo-Owa sobre um perigo iminente se eles não se arrependessem. Ele foi preso e levado ao oficial distrital de Ilorin por supostamente perturbar a paz. O oficial do distrito mais tarde o liberou quando as alegações não puderam ser comprovadas. No entanto, foi dito que alguns dias depois, houve um surto de varíola na cidade. O homem cujas profecias e mensagens já foram rejeitadas foi rapidamente procurado. Ele passou por rezar pelas vítimas e todos foram curados. Pa David Rotimi, pai de Babalolas, foi instrumental no estabelecimento de um C. M.S. Igreja em Odo-Owa. Babalola organizou encontros regulares de oração nesta igreja 7 em que muitas pessoas participaram por causa dos milagres que Deus realizou através dele. Entre os habituais foi Isaiah 01uyemi, que mais tarde viu a ira do Bispo Smith da diocese de Ilorin 8. A informação chegou ao bispo que quase todos os membros do C. M.S. Igreja em Ilofa estava vendo visões, falando em línguas e orando vigorosamente 9. Babalola e os visionários foram alegadamente ordenados por Dom Smith para deixar a igreja 10. Mas Babalola não deixou a cidade até junho de 1930. Em um convite de Daniel Ajibola, Babalola Foi para Lagos. O Élder Daniel Ajibola na época estava trabalhando em Ibadan, onde era membro da Faith Tabernacle Congregation. Ele apresentou o Profeta Babalola ao Pastor D. 0. Odubanjo, um dos líderes do Faith Tabemacle em Lagos. O pastor sênior Esinsinade, que era o presidente do tabernáculo de fé, foi convidado a ver Babalola. Depois de ouvir os detalhes de seu chamado e seu ministério, os líderes do Tabernáculo da fé receberam calorosamente o jovem profeta no meio deles. Babalola ainda não havia sido batizada por imersão e o Pastor Sênior Esinsinade enfatizou que ele precisava passar por esse rito. O pastor Esinsinade então o batizou na lagoa na parte de trás do edifício Faith Tabernacle Church, em 51, Moloney Bridge Street, Lagos l1. Babalola voltou a Odo-Owa alguns dias depois e Elder (mais tarde Pastor) J. A. Medayese, visitou-a. A notícia da conversão do novo profeta chegou ao Pastor K. P. Titus em Araromi em Yagba, presente do estado de Kwara. Pastor Titus foi professor e pregador na Missão Interior do Sudão, que então prosperava em Yagba. Ele convidou Prophet Babalola para um serviço de avivamento. Joseph Ayodele Babalola enquanto estava em Yagba, realizou poderosas obras de cura. Muitos muçulmanos e cristãos de outras denominações e alguns religiosos tradicionais foram convertidos para a nova fé durante o renascimento 12. O fato de que Babalola não usou a oportunidade de estabelecer uma organização cristã separada, apesar do seu maravilhoso sucesso evangélico, deve ser intrigante para os historiadores, mas Sua intenção não era começar uma nova igreja. Ele declarou aos seus seguidores que ele havia registrado sua filiação no tabernáculo de fé, a sociedade que o batizara em Lagos 13. Ele os convenceu a se tornar membros do Tabernáculo de fé. Para facilitar isso, ele foi a Lagos para conversar com os líderes, especialmente porque ele ainda não conhecia as doutrinas, os princípios e a administração da igreja. Oke-Oye Mighty Revival Houve uma controvérsia entre os líderes do tabernáculo de fé na Nigéria sobre algumas doutrinas. No meio disso estavam, em particular, os ramos de Ilesa e Oyan do tabernáculo. O ramo Oyan estava sob a supervisão do Pastor J. A. Babatope, um notável professor anglicano, antes de sua conversão e depois, um dos líderes do Tabernáculo de Fé na Nigéria. Questões como o uso de drogas ocidentais e tradicionais versus a cura divina, a poligamia e se os maridos poligâmicos deveriam ter permissão de participar da Cadeia dos Senhores, estavam entre aquelas doutrinas que precisavam ser acordadas. Essas questões causaram dissensão no IIesa Tabernacle e, para evitar uma divisão, uma delegação de pacificadores composta por todos os principais pastores do Tabernáculo da fé, foi enviada para Ilesa. Foi encabeçada pelo pastor J. B. Esinsinade de Ijebu-Ode, presidente da sede geral do movimento e D. O. Odubanjo da sede missionária de Lagos. O encontro de Ilesa foi agendado para o dia 9 e 10 de julho de 1930. O Conselho Apostólico de Jerusalém no ano 48 dC e outros conselhos importantes da igreja são precedentes na busca da direção eclesiástica sobre questões que afetam a vida e a paz da igreja 14. Antes da Delegação deixou Lagos para Ilesa, Babalola foi convidada a conhecer os líderes na residência do Pastor IB Akinyeles em Ibadan. De lá, I. B. Akinyele e Babalola se juntaram à delegação para Ilesa. Em Ilesa, ele foi apresentado a toda a conferência e foi alojado em uma sala separada por causa de sua missão profética. Os representantes começaram a reunião e na agenda havia vinte e quatro itens. A primeira foi a validade do batismo administrado a um homem com muitas esposas. A segunda foi a questão da cura divina porque alguns dos membros acreditavam no uso de drogas como a quinina para curar a febre da malária. Eles só conseguiram discutir o primeiro item quando houve uma interrupção súbita que o Pastor Adegboyega descreveu assim: as conversas conciliadoras em Ilesa estavam acontecendo, quando de repente um poderoso avivamento radical explodiu na Igreja da Congregação do Tabernáculo de Fé em Oke-Oye, Ilesa 15 O renascimento começou com a criação de Babalola de um filho morto. A mãe da criança morta que foi restaurada na vida passou por divulgar a notícia em torno da cidade de Ilesa, proclamando que um profeta milagroso havia chegado à cidade de Oke-Oye. Isso atraiu um grande número de pessoas a Oke-Oye para ver o profeta. De acordo com o pastor Medayese, muitos daqueles afligidos com várias doenças que vieram a Oke-Oye foram curados. Muitas obras poderosas foram realizadas através do uso do sino da oração e do consumo de água consagrada a partir de um fluxo chamado Omi Ayo (Stream of Joy) 16. O resultado foi que milhares de pessoas, incluindo religiões tradicionais, muçulmanos e cristãos de várias outras denominações eram Convertidos ao tabernáculo de fé. Como não havia espaço no salão da igreja, as reuniões de avivamento foram transferidas para um campo aberto onde homens e mulheres de todos os setores da vida, de todas as partes do país e de países vizinhos se reuniam diariamente para curar, livrar e receber bênçãos. Odubanjo testemunhou que, dentro de três semanas, Babalola havia curado cerca de cem leprosos, sessenta cegos e cinquenta pessoas coxas. Ele afirmou ainda que tanto as igrejas anglicanas e wesleyanas em Ilesa ficaram desoladas porque seus membros transferiram sua fidelidade para o revivalista e que todos Os pacientes do Hospital Wesley, Ilesa, abandonaram suas camas para buscar cura de Babalola. Além disso: muitas das escolas pertencentes às igrejas wesleyanas e anglicanas, bem como aos batistas e aos católicos romanos, fecharam completamente, e não houve dinheiro suficiente novamente para pagar seus professores devido ao fato de que a maioria deles Membros deixados para se juntar a nós 18. O assistente do oficial distrital em Ilesa em 1930 escreveu que visitou a cena do renome incógnito e encontrou uma multidão de centenas de pessoas, incluindo um grande contingente de coxo e cego e concluiu que todo o assunto era ordenado 19. Os membros da igreja fizeram afirmações fantásticas, tais como: Mulheres estéril sem esperança foram feitas mulheres frutíferas que levaram suas gravidezes por longos anos foram maravilhosamente entregues. Os falantes idiotas e os lunáticos foram curados. Na verdade, foi outro dia de Pentecostes. As bruxas confessaram e algumas pessoas possuidoras de demônios foram exorcizadas 20. Mas o superintendente geral da Sociedade Missionária Metodista Wesleyana da Nigéria na época descreveu os relatórios como contas grotescamente imprecisas sobre as operações da Babalola. Isso, claro, poderia ser a visão tendenciosa de um homem cuja igreja era a maior vítima do avivamento de Ilesa. Uma revelação foi dada mais tarde a Ayo Babalola para queimar uma grande árvore em frente ao Palácio de Owas. A grande árvore era tradicionalmente considerada como o rendez-vous de bruxas e feiticeiras. Por conseguinte, a árvore de juju era muito temida e, geralmente, os sacrifícios eram feitos aos espíritos que acreditavam residir nele. Havia uma apreensão de que este ato ousado resultaria na morte instantânea de Babalola, pois esperava despertar a ira dos deuses. Mas para o grande espanto das pessoas, o profeta não morreu, mas continuou a se fortalecer no trabalho dos Senhores. Esse único evento teria feito até mesmo o Owa de Ilesa e pessoas importantes na cidade para temer e respeitar o profeta. O maremoto do avivamento de Babalolas se espalhou de Ilesa para Ibadan, Ijebu, Lagos, Efon-Alaaye, Aramoko Ekiti e Abeokuta. Nenhum maior avivamento precedeu o de Babalola. Foi popularmente mantido em círculos da Igreja Apostólica de Cristo (C. A.C.) que em uma reunião de avivamento, o comparecimento aumentou para cerca de quarenta mil. Entre os homens de fé que vieram como discípulos a Babalola estavam Daniel Orekoya, Peter Olatunji, que veio de Okeho e Omotunde, popularmente conhecido como Aladura Omotunde, de Aramoko Ekiti. Esses homens atraíram a grande inspiração de Babalola. Orekoya continuou a residir em Ibadan, onde um grande avivamento também explodiu em Oke-Bola através dele. Foi durante o avivamento de Oke-Bola que Orekoya teria criado uma mulher grávida morta 21. Babalolas Outras Viagens Missionárias Após o grande avivamento de Oke-Oye, o profeta foi dirigido pelo Espírito Santo para sair em outras jornadas missionárias, mas mesmo antes Isso, pessoas de outras partes do país espalharam as boas novas de Oke-Oye, o grande avivamento de Ilesas, para outras partes do país. Acompanhado por alguns seguidores, Joseph Babalola foi para Offa, no atual estado de Kwara. Caracteristicamente, as pessoas acabaram por ouvir sua pregação e ver milagres. Os muçulmanos em Offa tornaram-se ciumentos e, por essa razão, incitaram os membros da comunidade contra ele. Para evitar o derramamento de sangue, ele foi obrigado a sair. Ele parou em Usi em Ekitiland para sua missão evangélica e ele realizou muitas obras de cura. De Usi ele e seus homens se mudaram para Efon-Alaaye, também em Ekitiland, onde receberam uma calorosa recepção do Oba Alaaye de Efon. Um edifício inteiro foi fornecido para o seu conforto. Babalola pediu um espaço aberto para a oração do Oba, que voluntariamente e alegremente lhe deram o privilégio de escolher um site. Conseqüentemente, o profeta e seus homens escolheram uma grande área nos arredores da cidade. Tradicionalmente, o lugar era uma floresta proibida por causa dos espíritos malignos que se acreditava habitá-lo. O Oba tentou dissuadir Babalola e seus homens de entrar na floresta proibida, mas Babalola insistiu em estabelecer sua oração lá. Os missionários entraram no mato, limparam-no e consagraram-no como um campo de oração. Quando nenhum dano veio sobre eles, os habitantes de Efon foram inspirados a aceitar a nova fé em grande número. O sucesso evangelístico de Babalolas em Efon-Alaaye foi notável. O arquim. H. Dallimore de Ado-Ekiti e alguns pastores brancos do Seminário Batista de Ogbomoso acreditaram ter visto por si mesmos o profeta maravilhoso em Efon. Ambos os pastores Dallimure e Batista pediram a alguns homens do St. Andrews College, Seminário Oyo e Baptist, Ogbomoso para ajudar no trabalho 22. O sucesso do avivamento foi acelerado pela conversão tanto da Oba de Efon quanto da Oba de Aramoko . Ambos foram batizados com os nomes, Solomon Aladejare Agunsoye e Hezekiah Adeoye, respectivamente. Após este evento, as notícias do avivamento em Efon se espalharam para outras partes de Ekitiland 23. Os missionários também visitaram outras cidades no atual estado de Ondo. Entre eles estavam Owo, Ikare e Oka. Babalola recuou para sua cidade natal em Odo-Owa para fortalecer-se espiritualmente. Enquanto ele estava em Odo-Owa, um mandado de prisão foi emitido de Ilorin. Ele foi preso por pregar contra bruxas, uma prática que causou alguns problemas em Otuo no atual estado de Bendel. Ele foi condenado à prisão por seis meses em Benin City em março de 1932. Depois de cumprir o período da prisão, ele voltou para Efon Alaaye. Um Sr. Cyprian E. Ufon veio de Creek Town em Calabar para pedir a Babalola para vir para a Macedônia e ajudar. Ufon tinha ouvido falar sobre Babalola e suas obras e queria que ele pregasse em Creek Town. Depois de procurar a direção de Deus, o profeta seguiu Ufon para Creek Town. Sua campanha teve muito sucesso. Da cidade de Creek, Babalola visitou a cidade de Duke e uma plantação onde existia uma igreja nacional na época. Certos membros desta igreja receberam o dom do Espírito Santo como Babalola estava pregando para eles e foram batizados. Quando o profeta voltou da área de Calabar, ele se acomodou por um tempo. Em 1935 ele casou com Dorcas. No ano seguinte, Babalola, acompanhada pelo evangelista Timothy Bababusuyi, foi para a Costa do Ouro. À chegada a Accra, ele foi reconhecido por algumas pessoas que o viram no Great Revival em Ilesa. Depois de uma campanha bem sucedida na Gold Coast, ele voltou para a Nigéria. O nascimento do C. A.C. Na Nigéria O evangelismo espetacular do profeta Joseph Ayo Babalola trouxe consigo uma onda de perseguição a todos os que se precipitaram para a nova fé. As igrejas missionárias alegadamente tornaram-se ciumentas e hostis, especialmente porque seus membros constituíam os principais convertidos do tabernáculo de fé. Era amplamente rumores de que o movimento do avivamento era uma organização sem lei e rebelde. O governo nigeriano foi alertado sobre as atividades do movimento. Neste momento, os principais membros do movimento foram convidados a convidar os líderes do American Faith Tabernacle a vencer em seu socorro. Os líderes da América, no entanto, recusaram-se a vir como tal, um empreendimento foi considerado contra seus princípios. De fato, a associação entre o grupo de Filadélfia e o Tabernáculo de Fé da Nigéria foi encerrada após os problemas conjugais do líder do grupo americano Pastor Clark. O grupo nigeriano então entrou em comunhão com o Templo da Fé e da Verdade de Toronto, que enviou um grupo de sete missionários para a África Ocidental. Mais uma vez, a irmandade foi interrompida quando o Sr. CR Myers, o único missionário sobrevivente, enviou sua esposa ao hospital onde morreu no parto 24. Apesar desses decepcionantes relacionamentos com grupos estrangeiros, o Tabernáculo da Fé da Nigéria ainda considerou prestigiado buscar afiliação com Um corpo estranho. A justificativa para isso pode ser encontrada em D. 0. Odubanjos carta ao Pastor DP Williams da Igreja Apostólica da Grã-Bretanha de março de 1931. Na carta Odubanjo afirmou: Os oficiais do governo aqui temem os missionários europeus e não ousam problemas Seus convertidos nativos, mas muitas vezes, nós irmãos aqui foram maltratados pelos oficiais do governo 25. Isso foi seguido por um pedido formal para que os missionários fossem enviados para fortalecer a posição do Tabernáculo de fé da Nigéria. Os missionários vieram e, em seus conselhos, o Tabernáculo de fé nigeriano foi cedido à Igreja Apostólica Britânica. Conseqüentemente, o nome mudou do Tabernáculo de Fé para a Igreja Apostólica 26. As diferenças doutrinais entre os dois grupos logo começaram a aparecer em formas semelhantes às que causaram o término da associação com os grupos americanos. O tema da cura divina foi uma das questões mais importantes. Alguns dos missionários brancos convidados da Grã-Bretanha foram encontrados usando quinina e outros comprimidos e isso causou uma séria controvérsia entre os principais membros 27. Foi lamentável que a controvérsia não pudesse ser resolvida e o movimento posteriormente se separou. Uma facção da igreja fez de Oke-Oye sua base e manteve o nome de Igreja Apostólica. A outra facção maior e em que o profeta Joseph Babalola era um líder eventualmente se tornou a Igreja Apostólica de Cristo. Esta igreja teve que passar por muitos nomes antes de maio de 1943, quando seu título foi finalmente registrado com o número 147 sob a Lei das Sociedades da Nigéria de 1924. Hoje, a igreja controla mais de cinco mil assembléias e, segundo ele, é uma das organizações cristãs mais populares da Nigéria E a única organização indígena com forte fé na cura divina. O professor John Peel 28 registrou que a adesão ao C. A.C. Em 1968 era bem mais de cem mil. Esse número deve ter dobrado até agora. A igreja abriu várias escolas primárias e de gramática, uma faculdade de formação de professores, um seminário, maternidades e uma escola de treinamento para profetas. Os anos entre 1970 e 1980 viram a expansão da igreja para a Inglaterra, Costa do Marfim, Serra Leoa e Libéria. Atualmente, a igreja tem sua sede missionária e geral em Lagos e Ibadan, respectivamente. 29. Babalola era um indivíduo espiritualmente dotado que estava genuinamente insatisfeito com a crescente existência materialista e pecaminosa em que ele acreditava, os iorubus em particular e a Nigéria em geral estavam sendo mergulhados À medida que a influência da civilização ocidental na sociedade crescia. O C. A.C. Acredita que o poder espiritual conferido a Babalola o colocou em um nível igual com apóstolos bíblicos como Pedro, Paulo e outros que foram enviados com a autoridade e em nome de Jesus. Joseph Ayo Babalola dormiu no Senhor em 1959. David O. Olayiwola 1. Prof. SO Biobaku, ex-vice-chanceler da Universidade de Lagos, escreveu um prefácio em The Life and Works of Uthman Dan Fodio (Lagos: Ismail, ABB Balogun, islâmico Publication Bureau, 1975): 1. 2. JA Alokan, Ildile ati Idagbasoke Ijo Aposteli ti Kristi ni Ilu Efon-Alaaye. (Ibadan: Caston Press, 1975): 1. 3. Todas as minhas fontes alegaram que Babalolas chamou ao ministério profético genuinamente de Deus. Seu chamado é semelhante em forma aos profetas do Antigo Testamento. Veja I King 17: 1, 18-15 sic. 4. Alokan, op. Cit. . P. 5. 5. Esta é a origem da prática de cura com água consagrada no C. A.C. Para mais informações, consulte E. H. L. Oluseye Saint Joseph Ayo Babalola 1904-1959 (Akure: The Christian Overcomers Publishers, 1983), p. 41. No entanto, estou sugerindo que a garrafa de água vivificante apresentada ao profeta em suas visões é muito simbólica. A água poderia ser interpretada em conexão com a tarefa divina de lavar a imundície espiritual da sociedade pagã do dia de Babalolas. No Novo Testamento existe um exemplo em Eph. 5:26. 6. Élder Abraham B. Owoyemi, Iwe Itan Igbe dide Woli Ayo Babalola (Ibadan: Pop Omoboriola Printers, n. d.): 5. 7. Ibid. P. 8. 8. Ibid. P. 6. 9. Estes fenômenos são experiências pentecostais, mas são estranhos no C. M.S. 10. Abraham Owoyemi, op. Cit. P. 8. 11. Pastor S. G. Adegboyega, Breve História da Igreja Apostólica (Ibadan: Rosprint Press Ltd. 1978): 22. 12. Owoyemi, op. Cit. P. 11. 13. Adegboyega, op. Cit. P. 22. 14. Veja J. N. D. Kelly, Early Church Doctrines (Londres), Adam e Charles Black e R. H. Bainton, cristianismo primitivo (N. Y. Van Nostrand Company). 15. Adegboyega, op. Cit. P. 22. 16. Pastor D. 0. Babajide, Iwe Itan Ibere ​​Ise Woli Joseph Babalola ati ti Daniel Orekoya ni Odun 1930 (Ilesa: Folasayo Press, nd): 13-14 14. 17. Conselho NAI F 1301 Odubanjo ao Pastor DP Williams de Igreja Apostólica da Grã-Bretanha, 4 de março de 1931. 18. Ibid. 19. N. A. I. OyoNo. 7. 20. Adegboyega, op. Cit. P. 25. 21. Babajide, op. Cit. Pp. 29-30. 22. Iwe Itan C. A.C. . Publicado pela C. A.C. Departamento de Publicidade n. d. P. 65. A informação não pode ser verificada. 23. Ibid. P. 67. 24. JA Omoyajowo, Cherubim e Serafim Igreja História de uma Igreja Independente Africana (NYNOK Publishers, 1982): 123. 25. JA Omoyajowo, Querubim e Serafim Igreja em relação à Igreja e à Sociedade e ao Estado (Ibadan: Claverianum Press, 1976 ): 115. 26. O Pastor Elton foi um dos missionários mais tarde enviado pela Igreja Apostólica Britânica para auxiliar no trabalho na Nigéria em 1937. Ele deixou a Igreja Apostólica durante o episódio do Movimento de Lento Última em 1953. Veja Adegboyega, op. Cit. P. 77. 27. Os detalhes encontram-se na Adegboyega op. Cit. . Pp. 87-114. 28. J. D. Y. Peel, Aladura: Um Movimento Religioso entre os Yoruba (Oxford: 0xford University Press, 1968): 55-105. 29. A informação foi derivada de C. A.C. Passado e presente . Publicado pelo C. A.C. Departamento de Publicidade n. d. P. 5. Este artigo foi pesquisado e escrito pelo Dr. David O. Olayiwola, Professor Titular do Departamento de Estudos Religiosos, Obafemi Awolowo University, como um capítulo do livro Makers of the Church na Nigéria. Editado por J. A. Omoyajowo (Lagos, Nigéria: CSS Bookshops Ltd., 1995), páginas 137-149. Link externo Encyclopaedia Britannica (artigo completo): Aladura

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